Amazonas confirma 49 casos de “doença da urina preta“, relacionados ao consumo de pescados

A Secretaria da Saúde do Amazonas (SES-AM) informou que pelo menos 49 casos de rabdomiólise – popularmente conhecida como “doença da urina preta” – foram confirmados no estado até a última segunda-feira (25).

Os casos foram registrados nas cidades de Itacoatiara (36), Manaus (7), Parintins (2) e Nova Olinda do Norte (1). Não há óbitos relacionados à doença, de acordo com as autoridades locais, que investigam outros 13 casos suspeitos.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, a rabdomiólise é uma síndrome que pode ocorrer em função de agravos diversos, como traumatismos, atividades físicas excessivas e infecçãoou ainda devido ao consumo de álcool e outras drogas.

Quando associada ao consumo de pescado, a síndrome é indicada Doença de Haff. Os sintomas mais comuns incluem mialgia, mal-estar, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura.

Veja também – Análise: A briga entre poderes na questão do Marco Temporal

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”saude” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id= “8nvz7DssbE4”

Fonte

Posso ajudar ?